Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/178
Título: Moral e ética
Autor(es): Oliveira, Luís Roberto Cardoso de
Lima, Antônio Carlos de Souza (Org.)
Palavras-chave: Direito
Antropologia
Data do documento: 2012
Editor: Contra Capa
Referência: OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de. Moral e ética. In: LIMA, Antônio Carlos de Souza (Org.). Antropologia e Direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. [Rio de Janeiro]: Contra Capa, 2012, p. 94 - 102.
Abstract: Desde os gregos, moral e ética são categorias tratadas como irmãs e, com frequência, definidas uma em relação à outra. Além de ocuparem campos semânticos com muitas interseções, suas aplicações não seguem um padrão único e não raro trocam de posição no que concerne ao referencial empírico e à abrangência temática de cada uma delas. Seja na filosofia, na política e no direito, seja na antropologia, moral e ética se referem ao universo das normas, dos valores e dos costumes, alcançando maior rentabilidade quando pensadas de forma articulada. Neste texto, ainda que se faça uma distinção analítica e elas estejam separadas na exposição, procura-se abordá-las em articulação, tendo como foco o seu significado na interface entre a antropologia e o direito. Estando ambas as categorias situadas no campo do dever ser, a primeira privilegiaria a referência a conteúdos normativos, enquanto a segunda estaria mais preocupada com os princípios que fundamentam o agir e as atitudes dos atores em face de seus interlocutores.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/178
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012Cap.Liv_Moral e ética_ Luís Roberto Cardoso de Oliveira.pdf
Acesso restrito
206,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2012Cap.Liv_Moral e ética_ Luís Roberto Cardoso de Oliveira.htm
Acesso restrito
75,49 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.