Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/919
Título: Cangaço e memória
Autor(es): Barros, Luitgarde Oliveira Cavalcanti
Palavras-chave: História
História - Periódico
Data do documento: 1999
Editor: Educação em debate
Referência: BARROS, Luitgarde Oliveira Cavalcanti. Cangaço e memória. Educação em debate, Fortaleza, ano 21, v. 37, p. 26-31, 1999.
Abstract: Tem esse estudo o objetivo de analisar as diferen­tes concepções de memória do cangaço, baseada em imagens vividas, nas impressões do ambiente de comba­te, passando assim a inserir-se num passado coletivo, na história de seu povo, de seu grupo de referência. O entendimento antropológico do fenômeno cangaço requer a metodologia de estudo de memória coletiva e individual, através da leitura de documen­tos, reportagens, livros de memória, teoria da memória e técnicas de história oral. Em torno de valores como coragem, honra e va­lentia, se desenvolve a história do cangaço nas três pri­meiras décadas deste século, no Nordeste. Procuro realizar, através da análise das lutas entre Lampião e seus arquiinimigos Nazarenos uma reconstituição da ideologia e das práticas da sociedade nordestina deste período.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/919
ISSN: 2526-0847
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS.cangaco e Memoria.htm
Acesso restrito
99,09 kBHTMLVisualizar/Abrir
BARROS.cangaco e Memoria.pdf
Acesso restrito
235,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.