Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/915
Título: Leitura e compreensão do mundo na educação básica : o ensino de história e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula
Autor(es): Azevedo, Crislane Barbosa de
Lima, Aline Cristina da Silva
Palavras-chave: História - Periódico
História - Educação
Data do documento: Jan-2011
Editor: Roteiro
Referência: AZEVEDO, Crislane Barbosa de; LIMA, Aline Cristina da Silva. Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de história e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 55-80, jan./jun. 2011.
Abstract: Este estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa his- toriográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (músi­ca, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois facul­ta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contu­do, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/915
ISSN: 2177-6059
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO.leitura e compreensao domundo.htm
Acesso restrito
232,45 kBHTMLVisualizar/Abrir
AZEVEDO.leitura e compreensao domundo.pdf
Acesso restrito
396,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.