Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/893
Título: Rotação de luz polarizada por moléculas quirais : uma abordagem histórica com proposta de trabalho em sala de aula
Autor(es): Batin, Olga
Palavras-chave: Polarização da luz
Abordagem histórica
Moléculas quirais
Data do documento: 2005
Editor: Química Nova
Referência: BATIN, Olga. et. al,. Rotação de luz polarizada por moléculas quirais: uma abordagem histórica com proposta de trabalho em sala de aula, Química Nova, v. 21, n. 21, p. 34-38, 2005.
Abstract: A rotação de luz polarizada é uma propriedade física importante apresentada por moléculas quirais. Ela serve, por exemplo, para diferenciar pares de enantiômeros entre si, o que não é possível a partir de medidas clássicas de laboratório tais como ponto de fusão e ebulição, densidade, índice de refração, solubilidade e outros. Este artigo faz uma abordagem acerca do trabalho de Louis Pasteur sobre a rotação de luz polarizada por cristais e propõe um experimento simples que permite visualizar de modo qualitativo a rotação da luz polarizada por uma solução de substância quiral, comparando-se o resultado com aquele obtido em água e em solução de substância aquiral.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/893
ISSN: 0100-4042
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATIN. Rotação de luz polarizada .htm
Acesso restrito
167,76 kBHTMLVisualizar/Abrir
BATIN. Rotação de luz polarizada .pdf
Acesso restrito
570 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.