Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/879
Título: A saúde e seus determinantes sociais
Autor(es): Buss, Paulo Marchiori
Pellegrini Filho, Alberto
Data do documento: 2007
Editor: Physis: revista de saúde coletiva
Referência: BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: revista de saúde coletiva, v.17, n.1, p.77-93, 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/physis/v17n1/v17n1a06.pdf>. Acesso em 27 mar. 2018.
Abstract: Este artigo busca analisar as relações entre saúde e seus determinantes sociais, apresentando inicialmente o conceito de determinantes sociais de saúde (DSS) e uma breve evolução histórica dos diversos paradigmas explicativos do processo saúde/doença no âmbito das sociedades, desde meados do século XIX. Em seguida são discutidos os principais avanços e desafios no estudo dos DSS, com ênfase em novos enfoques e marcos de referência explicativos das relações ente os diversos níveis de DSS e a situação de saúde. Com base nesses estudos e marcos explicativos, discute- se, em seguida, uma série de possibilidades de intervenções de políticas e programas voltados para o combate às iniqüidades de saúde geradas pelos DSS. Finalmente, são apresentados os objetivos, linhas de atuação e principais atividades da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, criada em março de 2006, com o objetivo de promover estudos sobre os DSS, recomendar políticas para a promoção da eqüidade em saúde e mobilizar setores da sociedade para o debate e posicionamento em torno dos DSS e do enfrentamento das iniqüidades de saúde.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/879
ISSN: 1809-4481
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUSS. saude seus determinantes sociais.p.77-93.htm
Acesso restrito
136,84 kBHTMLVisualizar/Abrir
BUSS. saude seus determinantes sociais.p.77-93.pdf
Acesso restrito
516,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.