Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/789
Título: Formalismo x funcionalismo : abordagens excludentes
Autor(es): Cortez, Cinara Monteiro
Palavras-chave: Estudos linguísticos - Linguística
Linguística - Formalismo
Data do documento: 2011
Editor: Percursos Linguísticos
Referência: CORTEZ, Cinara Monteiro. Formalismo x funcionalismo: abordagens excludentes? PERcursos Linguísticos, Vitória (ES),v. 1,n. 1,p. 57-77. 2011.
Abstract: A Linguística moderna assume dois paradigmas nos quais podemos situar os estudos linguísticos: a perspectiva formalista e a funcionalista. Embora as diversas correntes situadas em cada um dos paradigmas possuam divergências, a distinção entre eles, de uma maneira geral, situa-se na divisão entre forma e função, cujos estudos apresentam uma orientação maior para cada uma destas vertentes. Este estudo pretende discutir algumas abordagens principais de cada um dos paradigmas, introduzindo suas premissas, focos de estudo, conceito de língua e outras questões, em uma orientação comparativa que procura apresentar os pontos de divergência e de contato entre as abordagens apresentadas. O propósito de tal comparação é contribuir para a reflexão sobre a questão de estudos complementares ou excludentes em ambas as perspectivas.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/789
ISSN: 2236-2592
Aparece nas coleções:MA - Artigos de Revistas - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORTEZ. Funcionalismo x formalismo.htm
Acesso restrito
124,63 kBHTMLVisualizar/Abrir
CORTEZ. Funcionalismo x formalismo.pdf
Acesso restrito
237,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.