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dc.contributor.authorFuza, Ângela Francine-
dc.date.accessioned2016-10-18T23:21:47Z-
dc.date.available2016-10-18T23:21:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationFUZA, Ângela Francine. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem e ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez., 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/564-
dc.description.abstractA linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento social e histórico, o que ratifica seu caráter dinâmico no meio social. Sendo assim, ao considerar os paradigmas existentes em cada momento ideológico, é possível demarcá-los como: Subjetivismo Idealista, Objetivismo Abstrato e a concepção dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Desse modo, este artigo apresenta uma reflexão teórica, destacando os postulados a respeito das concepções de linguagem, demonstrando as concepções de leitura a elas atreladas, juntamente com atividades de livros didáticos que envolvem o trabalho com o ensino da língua materna. Essa reflexão, fruto de discussões do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br), evidencia que os paradigmas coexistem no contexto de estudos da linguagem e se inter-relacionam.pt_BR
dc.publisherLinguagem e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e ensinopt_BR
dc.titleConcepções de linguagem e o ensino da leitura em língua maternapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherPelotaspt_BR
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