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dc.contributor.authorLodi, Ana Claudia Balieiro-
dc.date.accessioned2025-07-23T23:13:17Z-
dc.date.available2025-07-23T23:13:17Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n° 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, p. 49-63, jan./mar. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn18069274-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3317-
dc.description.abstractEste artigo foi desenvolvido com o objetivo de desvendar os diferentes sentidos de educação bilíngue e de inclusão na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 5.626/05 à luz da teoria discursivo-enunciativa de Bakhtin. Enquanto a Política de Educação Especial defende a inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino, as comunidades surdas e pesquisadores da área, considerando a diferença linguística desse grupo social e o disposto no Decreto nº 5.626/05, advogam que a educação de surdos constitui-se como um campo específico do conhecimento, distanciando-se da educação especial. Observou-se que o Decreto compreende educação bilíngue para surdos como uma questão social que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa, em uma relação intrínseca com os aspectos culturais determinantes e determinados por cada língua; a Política, por sua vez, reduz educação bilíngue à presença de duas línguas no interior da escola sem propiciar que cada uma assuma seu lugar de pertinência para os grupos que as utilizam, mantendo a hegemonia do português nos processos educacionais. Tal concepção limita a transformação proposta para a educação de surdos apenas ao plano discursivo e restringe a inclusão à escola, impossibilitando uma ampliação desse conceito a todas as esferas sociais, conforme defendido pelo Decreto. Essa diferença entre os sentidos dos conceitos de educação bilíngue e de inclusão nos dois documentos tem alimentado velhas tensões e inviabilizado o diálogo entre as proposições da Política de Educação Especial e do Decreto nº 5.626/05. Palavras-chave Educação bilíngue para surdos – Inclusão – Política de Educação Especial – Decreto nº 5.626/05.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducação e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducação bilíngue para surdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEducação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n° 5.626/05pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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