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dc.contributor.authorBaptista, Claudio Roberto-
dc.date.accessioned2024-09-04T18:17:09Z-
dc.date.available2024-09-04T18:17:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Claudio Roberto. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn16784634-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2934-
dc.description.abstractO texto tem como objetivo a análise da escolarização das pessoas com deficiência no Brasil, considerando prioritariamente o período 2008 a 2018, em função de uma política pública que assume a inclusão escolar como diretriz para a ação nos diferentes espaços da gestão educacional. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 é compreendida como parte de um momento histórico que aproxima as iniciativas e as diretrizes brasileiras de proposições internacionais que anunciam uma ressignificação do conceito de deficiência - afirmação da perspectiva social -, assim como indicam um novo desenho institucional para a garantia do direito à educação. Quem são os atores sociais com papel preponderante nesse processo? Quais são as principais conquistas e os principais desafios? Como analisar as possibilidades de reconfiguração em termos de dispositivos pedagógicos e de espaços educativos? Tais interrogações integram o estudo de natureza qualitativa, realizado com base na análise documental, que considera o plano normativo e a revisão de literatura especializada. A análise indica que houve ampliação das matrículas de alunos com deficiência no ensino comum e a aprovação de elevado número de dispositivos normativos sobre a temática. Houve também a instituição de programas dirigidos a formas variadas de apoio especializado, mostrando um deslocamento do lócus destinado à escolarização desses alunos, com prioridade para o ensino comum. Apesar disso, coexistem tendências que reafirmam e que contradizem a perspectiva proposta pelas diretrizes analisadas, principalmente quando são consideradas as dimensões qualitativas dos processos formativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titlePolítica pública, educação especial e escolarização no Brasilpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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