Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1962
Título: Etnografia on e off-line : cibercafés em Trindad
Autor(es): Miller, Daniel
Palavras-chave: Cibercafés
Etnografia
Internet
Virtualidade
Data do documento: Jan-2004
Editor: Horizontes Antropológicos
Referência: MILLER, Daniel. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trindad. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 1-65, jan./jun. 2004.
Abstract: Questiona pressupostos sobre a distinção, comum na pesquisa de Internet, entre on-line e off-line. Várias pesquisas presumiram a “virtualidade”, bem como uma forte divisão entre o on-line e o off-line como sendo um dado e um ponto de partida metodológico e analítico em pesquisa. Argumentamos que quando se aborda o uso de fato da Internet a partir de uma abordagem etnográfica, uma tal distinção se revela como um feito social altamente contingen¬te: alguns atores empregam grandes habilidades para estabelecer uma distinção clara entre on-line e off-line em suas práticas de Internet; em outros, tal distinção não tem sentido, ou não é desejável, e tais distinções não são de fato estabelecidas. Utilizamos uma comparação entre cibercafés em Trinidad para demonstrar essa variabilidade e a ampla gama de diferentes relações on-line/off-line que são realmente observadas. Nós relacionamos esse material com a questão mais geral de se estabelecer “contextos” na pesquisa etnográfica.
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/1962
ISSN: 0104-7183
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILLER. ETNOGRAFIA ON E OFF-LINE.p.41-65. Acessível (1).doc
Acesso restrito
102 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
MILLER. ETNOGRAFIA ON E OFF-LINE.p.41-65. Acessível (1).htm
Acesso restrito
109,07 kBHTMLVisualizar/Abrir
MILLER. ETNOGRAFIA ON E OFF-LINE.p.41-65. Acessível (1).pdf
Acesso restrito
485,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.