Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1644
Título: Formar para o mercado ou para a autonomia? : o papel da universidade
Autor(es): Guimarães, Valter Soares (Org.)
Guimarães, Ged
Coêlho, Ilude M
Libâneo, José Carlos
Scheibe, Leda
Nogueira, Monique Andries
Matos, Olgária Chaim Feres
Souza, Ruth Catarina
Pimenta, Selma Garrido
Data do documento: 2006
Editor: Papirus
Referência: GUIMARÃES, Valter Soares. Formar para o mercado ou para a autonomia?: O papel da universidade. Campinas, SP: Papirus, 2006. 197p.
Abstract: Discute a formação humana, sobretudo a formação do professor. Tanto a produção acadêmica quanto as normas oficiais têm dedicado especial atenção a esse tema, um dos mais importantes na área educacional, hoje, no Brasil. Comenta que o docente tem estado em evidência, alternadamente da perspectiva de um sistema nacional de formação, das diretrizes nacionais e reformas curriculares ou ainda da avaliação do seu fazer profissional. Afirma que, na realidade, o que está em questão é a importância que a escola e o professor têm, mesmo com todo o avanço técnico-informacional, como via de constituição de identidades, consolidação de ideários político-econômicos, realização do ser humano e das sociedades. Nesse contexto, a exigência de formação superior para o exercício da docência desencadeou uma explosão no número de cursos - e, geralmente, 'formar para o mercado de trabalho' parece ter se constituído seu selo de qualidade. Trata-se de um livro que interessa a todos que atuam ou pretendam atuar profissionalmente na área - alunos e professores da graduação, da pós-graduação e da educação básica
URI: https://ria.ufrn.br/123456789/1644
ISBN: 85-308-0797-9
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIMARÃES. Formar para o mercado. 197 p.doc
Acesso restrito
6,96 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
GUIMARÃES. Formar para o mercado. 197 p.htm
Acesso restrito
856,02 kBHTMLVisualizar/Abrir
GUIMARÃES. Formar para o mercado. 197 p.pdf
Acesso restrito
1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.