Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1225
Título: | A linguagem e o pensamento da criança |
Autor(es): | Piaget, Jean |
Palavras-chave: | Psicologia infantil Criança - Linguagem Psicologia e pedagogia |
Data do documento: | 1999 |
Editor: | Martins Fontes |
Referência: | PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. |
Abstract: | Apresenta o espírito da criança como um tecido simultaneamente em dois planos diferentes, de certo modo superpostos um ao outro. O trabalho operado no plano inferior é, nos primeiros anos, muito mais importante. É obra da própria criança, que atrai para si e cristaliza ao redor das suas necessidades tudo o que é capaz de satisfazê-la. É o plano da subjetividade, dos desejos, do brinquedo, dos caprichos. O plano superior é, pelo contrário, edificando pouco a pouco pelo meio social, cuja pressão impõe-se cada vez mais à criança. É o plano da objetividade, da linguagem, dos conceitos lógicos, em uma palavra, da realidade. Esse plano superior é, desde logo, de uma fragilidade muito grande. Desde que sobrecarregado, estala, encolhe, afunda, e os elementos de que é feito vêm cair sobre o plano inferior para aí misturarem-se aos que a este pertencem, outros pedaços ficam ainda a meio-caminho, suspensos entre o céu e a terra. |
URI: | https://ria.ufrn.br/123456789/1225 |
ISBN: | 8533610424 |
Aparece nas coleções: | MA - Livros - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.