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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Hypolito, Álvaro Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T22:01:51Z | - |
dc.date.available | 2016-03-30T22:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | HYPOLITO, Álvaro Moreira. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 21, n. 38, p. 59-78, out./dez. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/371 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa formas gerencialistas de reorganização do Estado e suas repercussões para a educação, em especial para a gestão, o currículo e o trabalho docente. Como forma de organização da gestão pública, o gerencialismo segue critérios da produtividade, orientação para o cliente, modelos descentralizados, eficiência dos serviços, introdução de mecanismos de mercado na administração pública e programas de responsabilização - accountability - e avaliação, além das parcerias público-privado e do quase-mercado. A lógica neoliberal e gerencialista interpela os sujeitos, as escolas, os professores e as professoras, no sentido de uma subjetivação que conduz a comportamentos de aceitação e que são muito produtivos para um desempenho das políticas educativas, no sentido de atender ao modelo mercadológico e gerencial das políticas, tanto nos aspectos da gestão, do currículo e das práticas escolares. É a performatividade operando cotidianamente nas escolas, tanto para o currículo, para a gestão e para o trabalho docente. O texto busca demonstrar que há repercussões sobre o processo de trabalho escolar e docente, com profundas mudanças na gestão escolar, na organização do trabalho, com significativos efeitos de precarização das condições de trabalho e de intensificação. O controle e a regulação, com base nas parcerias público-privadas, introduzem um volume de novos requisitos para o professorado, que passa a se sentir responsabilizado e culpado pelo seu desempenho. O artigo conclui que muitos indicadores mostram que essas soluções, extremamente onerosas para o Estado, têm sido pouco efetivas para a melhoria da qualidade do ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | restrict access | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente - Escola | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.publisher.other | Rio Claro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HYPOLITO, Alvaro Moreira. Reorganização gerencialista da escola.htm Acesso restrito | 87,5 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
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