Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/561
Título: | Entrando na roda : as histórias na educação infantil |
Autor(es): | Brandão, Ana Carolina Perrusi Alves Rosa, Ester Calland de Sousa |
Palavras-chave: | Educação de crianças Escrita Leitura - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Autêntica |
Referência: | BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves; ROSA, Ester Calland de Sousa (Org.). Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In:______. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. p. 33-51. |
Abstract: | Neste capítulo, enfatizamos alguns elementos que nos parecem importantes para qualificar o momento de leitura e narração oral de histórias. Para isso buscamos, inicialmente, explicitar a natureza do encontro que se dá entre crianças e adultos que partilham a experiência de ouvir histórias. Em um segundo momento, refletimos mais detalhadamente sobre as especificidades da leitura em voz alta na roda de histórias e o papel da professora na condução dessa atividade com vistas à formação de “ouvintes ativos”. Nesse contexto, defendemos a importância da conversa que pode se estabelecer a partir das histórias lidas, fomentando nas crianças uma atitude de busca e construção de sentido na sua interação com textos escritos. Por fim, levantamos alguns pontos que julgamos essenciais para orientar a professora na escolha das histórias que serão lidas. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/561 |
ISBN: | 9788575265031 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRANDÃO. Entrando na roda. cap. 2. p. 33-51.pdf Acesso restrito | 383,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
BRANDÃO. Entrando na roda. cap. 2. p. 33-51.htm Acesso restrito | 159,31 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.