Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/561
Title: | Entrando na roda : as histórias na educação infantil |
Authors: | Brandão, Ana Carolina Perrusi Alves Rosa, Ester Calland de Sousa |
Keywords: | Educação de crianças Escrita Leitura - Estudo e ensino |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Autêntica |
Citation: | BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves; ROSA, Ester Calland de Sousa (Org.). Entrando na roda: as histórias na educação infantil. In:______. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. p. 33-51. |
Abstract: | Neste capítulo, enfatizamos alguns elementos que nos parecem importantes para qualificar o momento de leitura e narração oral de histórias. Para isso buscamos, inicialmente, explicitar a natureza do encontro que se dá entre crianças e adultos que partilham a experiência de ouvir histórias. Em um segundo momento, refletimos mais detalhadamente sobre as especificidades da leitura em voz alta na roda de histórias e o papel da professora na condução dessa atividade com vistas à formação de “ouvintes ativos”. Nesse contexto, defendemos a importância da conversa que pode se estabelecer a partir das histórias lidas, fomentando nas crianças uma atitude de busca e construção de sentido na sua interação com textos escritos. Por fim, levantamos alguns pontos que julgamos essenciais para orientar a professora na escolha das histórias que serão lidas. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/561 |
ISBN: | 9788575265031 |
Appears in Collections: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BRANDÃO. Entrando na roda. cap. 2. p. 33-51.pdf Restricted Access | 383,54 kB | Adobe PDF | View/Open | |
BRANDÃO. Entrando na roda. cap. 2. p. 33-51.htm Restricted Access | 159,31 kB | HTML | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.