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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3269| Título: | Regimes de historicidade : como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história |
| Título(s) alternativo(s): | O tecelão dos tempos : novas ensaios da teoria da História |
| Autor(es): | Albuquerque Junior, Durval Muniz de |
| Palavras-chave: | Regimes de Historicidade Ensino de História |
| Data do documento: | 2019 |
| Editor: | Intermeios |
| Referência: | ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. O tecelão dos tempos: novas ensaios da teoria da História. São Paulo: Intermeios, 2019. cap. 11. p. 213-232. |
| Abstract: | O capítulo "Regimes de historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do ensino de história" de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, explora a relação entre o ensino de história e a concepção de tempo. Utilizando a metáfora de "regimes de historicidade" como "dietas temporais", o autor argumenta que o professor de história deve nutrir os alunos com diferentes experiências de tempo, desnaturalizando a linearidade e promovendo a vivência da alteridade. O objetivo é formar sujeitos capazes de lidar com a diversidade e a descontinuidade, saindo de suas certezas e confrontando-se com outras temporalidades. O ensino deve ser um ato de "marcar" o aluno, não apenas com conteúdo, mas com emoções e afetos, expondo feridas e traumas do passado para construir uma sensibilidade crítica e combater a insensibilidade social |
| URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3269 |
| Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - História |
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