Please use this identifier to cite or link to this item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158
Title: Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem
Authors: Silveira, Rosemery do Nascimento
Nunes, Ana Ignes Belém Lima
Keywords: Ensino aprendizagem
Psicanálise
Educação
Issue Date: 1-Feb-2013
Publisher: Liber Livro
Citation: NUNES, Ana Ignes Belém Lima; SILVEIRA, Rosemery do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem. In:_____. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009. p.51-66.
Abstract: A Psicanálise não é uma teoria da aprendizagem, mas traz elementos importantes para a reflexão sobre a subjetividade humana na sua relação com aspectos do aprender. Apresentamos as idéias centrais de seu criador Sigmund Freud destacando sua concepção de sujeito, o conceito de inconsciente, situando as fases do desenvolvimento psicossexual. Psicanalistas contemporâneos discutem a relação entre Psicanálise e Educação, especialmente, a partir dos processos inconscientes implicados na relação aluno, professor e conhecimento, e dos conceitos de transferência, contratransferência e desejo.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158
ISBN: 8598843784
Appears in Collections:MA - Capítulos de Livros - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.pdf
Restricted Access
296,43 kBAdobe PDFView/Open
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.htm
Restricted Access
141,65 kBHTMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.