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Título: Segmental acquisition of brazilian portuguese : onset simple, complex and coda
Autor(es): Ceron, Marizete Ilha
Simoni, Simone Nicolini de
Urrutia, Gabriel Agustín Urrutia
Keske-Soares, Márcia
Palavras-chave: Aquisição
Linguagem infantil
Data do documento: Jan-2013
Editor: Codas
Referência: CERON, Marizete Ilha; SIMONI, Simone Nicolini de; URRUTIA, Gabriel Agustín Urrutia; KESKE-SOARES, Márcia. Segmental acquisition of brazilianportuguese: onset simple, complex and coda. Codas, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1-10, jan. 2013
Abstract: Apresentar e analisar a curva de aquisição segmental do Português Brasileiro em onset simples, complexo e coda. Método: Participaram 857 crianças com aquisição fonológica típica, com idades entre 3:0 e 8:11, divididos em faixas etárias de 6 em 6 meses. Os participantes foram avaliados, por meio do software INFONO de avaliação fonológica. Após a análise dos resultados foram elaboradas curvas de aquisição dos Criança segmentos analisados nas diferentes estruturas (onset simples, complexo e coda). Resultados: Observou-se que, em onset simples, alguns segmentos estavam adquiridos antes dos 3:0 (plosivas, nasais e fricativas /f, v, s, z/). Os segmentos /∫/ e /l/ foram adquiridos aos 3:0, /∫/ e /x/ aos 3:6, /Á/ aos 4:0, /r/ aos 4:6; em coda, /N/ e /L/ foram adquiridos antes dos 3:0, /S/ aos 3:6 e /r/ aos 4:6; em onset complexo, as estruturas compostas por Fricativa+/r/ e Plosiva+/r/ foram adquiridas aos 5:0, Plosiva+/1/ aos 5:6 e Fricativa + /1/ aos 6:0. Conclusão: Analisar a curva de aquisição é fundamental, pois fornece referência sobre a idade de aquisição dos segmentos nas diferentes estruturas silábicas. A curva de aquisição contribui para a identificação precoce de atrasos no processo de aquisição fonológica possibilitando um encaminhamento oportuno para a intervenção fonoaudiológica.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3330
ISSN: 23171782
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva



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