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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3317
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lodi, Ana Claudia Balieiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T23:13:17Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23T23:13:17Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | LODI, Ana Claudia Balieiro. Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n° 5.626/05. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, p. 49-63, jan./mar. 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 18069274 | - |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3317 | - |
dc.description.abstract | Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de desvendar os diferentes sentidos de educação bilíngue e de inclusão na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto nº 5.626/05 à luz da teoria discursivo-enunciativa de Bakhtin. Enquanto a Política de Educação Especial defende a inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino, as comunidades surdas e pesquisadores da área, considerando a diferença linguística desse grupo social e o disposto no Decreto nº 5.626/05, advogam que a educação de surdos constitui-se como um campo específico do conhecimento, distanciando-se da educação especial. Observou-se que o Decreto compreende educação bilíngue para surdos como uma questão social que envolve a língua brasileira de sinais (Libras) e a língua portuguesa, em uma relação intrínseca com os aspectos culturais determinantes e determinados por cada língua; a Política, por sua vez, reduz educação bilíngue à presença de duas línguas no interior da escola sem propiciar que cada uma assuma seu lugar de pertinência para os grupos que as utilizam, mantendo a hegemonia do português nos processos educacionais. Tal concepção limita a transformação proposta para a educação de surdos apenas ao plano discursivo e restringe a inclusão à escola, impossibilitando uma ampliação desse conceito a todas as esferas sociais, conforme defendido pelo Decreto. Essa diferença entre os sentidos dos conceitos de educação bilíngue e de inclusão nos dois documentos tem alimentado velhas tensões e inviabilizado o diálogo entre as proposições da Política de Educação Especial e do Decreto nº 5.626/05. Palavras-chave Educação bilíngue para surdos – Inclusão – Política de Educação Especial – Decreto nº 5.626/05. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Educação e Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue para surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto n° 5.626/05 | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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