Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKyle, Jim-
dc.date.accessioned2025-07-22T19:36:01Z-
dc.date.available2025-07-22T19:36:01Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationKYLE, Jim. O ambiente bilingue: alguns comentários sobre o desenvolvimento do bilinguismo para o surdo. In: SKÜAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. cap. 1. p. 15-26.pt_BR
dc.identifier.isbn97885870632671-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3311-
dc.description.abstractNeste capítulo, Jim Kyle argumenta que o bilinguismo é a abordagem mais óbvia e vital para crianças surdas, que historicamente sofrem com o fracasso do método oral. O autor critica a visão médico-religiosa da surdez e afirma que a educação bilíngue deve começar na família, no período pré-escolar, pois a intervenção apenas na escola é tardia e limitada. A família é reconhecida como a unidade bilíngue fundamental para o desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Mediaçãopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.titleO ambiente bilíngue : alguns comentários sobre o desenvolvimnto do bilinguismo para o surdopt_BR
dc.title.alternativeAtualidade da educação bilíngue para surdos : processos e projetos pedagógicos.pt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Educação Inclusiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.doc
Acesso restrito
559,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.htm
Acesso restrito
156,03 kBHTMLVisualizar/Abrir
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.pdf
Acesso restrito
765,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.