Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3300
Título: História da educação de surdos: uma decolonialidade possível contra a colonialidade de poder linguístico
Autor(es): Silva, Simone Aparecida dos Santos
Maia, Hélio José Santos
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira
Palavras-chave: Educação de Surdos
Decolonialidade
Data do documento: 2024
Editor: Revista Brasileira de Educação Especial
Referência: SILVA, Simone Aparecida dos Santos; MAIA, Hélio José Santos; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. História da educação de surdos: uma decolonialidade possível contra a colonialidade de poder linguístico. Revista Brasileira de Educação Especial, Corumbá, v. 30, e0156, 2024. p. 1-20.
Abstract: O artigo analisa a história da educação de surdos sob a ótica da decolonialidade, criticando a "colonialidade de poder linguístico" e o "ouvintismo" impostos pela maioria ouvinte. Propõe um novo olhar sobre a história, valorizando autores surdos e suas narrativas. A decolonialidade busca romper com a visão clínica da surdez, afirmando a cultura, a identidade e a Língua de Sinais (Libras) como centrais para uma educação emancipadora.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3300
ISSN: 19805470
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.