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dc.contributor.authorLacerda, Cristina Broglia Feitosa de-
dc.date.accessioned2025-06-27T17:21:17Z-
dc.date.available2025-06-27T17:21:17Z-
dc.date.issued1998-09-
dc.identifier.citationLACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 19, n. 46, p. 68-80, set. 1998.pt_BR
dc.identifier.issn16787110-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3299-
dc.description.abstractO artigo apresenta a história das abordagens na educação de surdos, destacando três principais: o oralismo, que baniu a língua de sinais após o Congresso de Milão (1880) ; a Comunicação Total, que utiliza sinais como apoio à fala ; e o Bilinguismo, que defende a língua de sinais como primeira língua. Atualmente, as três abordagens coexistem na busca por um caminho que favoreça o desenvolvimento pleno dos surdospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos Cedespt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectAbordagens Educacionaispt_BR
dc.titleUm pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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