Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3281
Título: A indissociabilidade entre racismo e superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente
Autor(es): Souza, Cristiane Luiza Sabino de
Palavras-chave: Racismo
Exploração
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Serviço Social e Sociedade
Referência: SOUZA, Cristiane Luiza Sabino de. A indissociabilidade entre racismo e superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, p. 16-35, 22 dez. 2022.
Abstract: O artigo discute a indissociabilidade entre racismo e superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. A hierarquização racial cria uma base ideológica que justifica a dominação e a superexploração. O racismo, enraizado na propriedade privada e na lógica mercantil, é um mecanismo estrutural do capitalismo, especialmente na América Latina. Ele se manifesta na divisão social, sexual e racial do trabalho, marginalizando negros e indígenas e rebaixando o valor da força de trabalho. A luta contra o capitalismo, portanto, deve ser também uma luta antirracista.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3281
ISSN: 23176318
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA. A indissociabilidade. p. 16-35. Acessivel.doc
Acesso restrito
92,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
SOUZA. A indissociabilidade. p. 16-35. Acessivel.htm
Acesso restrito
160,99 kBHTMLVisualizar/Abrir
SOUZA. A indissociabilidade. p. 16-35. Acessível.pdf
Acesso restrito
355,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.