Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBonilha, Fabiana-
dc.date.accessioned2025-02-07T12:45:40Z-
dc.date.available2025-02-07T12:45:40Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3205-
dc.description.abstractA experiência da autora enquanto musicista com deficiência visual e seu contato com a Musicografia Braille constituem uma motivação para esse estudo. A notação musical em Braille é um sistema de leitura e escrita universalmente adotado por pessoas cegas. Pressupõe-se que seu ensino seja um elemento fundamental para a inclusão dos cegos ao campo da Música. Através de um enfoque qualitativo, buscou-se apreender a percepção de alunos e professores acerca do ensino dessa notação. Buscou-se também investigar ferramentas tecnológicas que otimizem a transcrição de partituras. Os dados pesquisa. Nesse estudo, ainda em andamento, alguns aspectos sobre as práticas pedagógicas de professores de Música junto aos alunos com deficiência visual estão sendo aprofundados, tendo em vista as peculiaridades do código em Braille.pt_BR
dc.subjectMusicografia braillept_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação musical inclusivapt_BR
dc.titleEnsino de musicografia braille : um caminho para a educação musical inclusivapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:SEBRAIN_Trabalhos Acadêmicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.