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dc.contributor.authorSkliar, Carlos-
dc.date.accessioned2025-01-23T23:46:13Z-
dc.date.available2025-01-23T23:46:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105.pt_BR
dc.identifier.isbn8599091018-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155-
dc.description.abstractEste capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMediaçãopt_BR
dc.subjectLínguas de sinaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdospt_BR
dc.title.alternativeEducação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especialpt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
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