Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil, Ministério da Educação e do Desporto | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-21T00:08:55Z | - |
dc.date.available | 2014-10-21T00:08:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Brasil. Ministério da Educação. Ciências humanas e suas tecnologias. In:______. PCN+Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros Curriculares Nacionais. Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf >. Acesso em: 13 maio 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196 | - |
dc.description.abstract | Este texto é dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica e pela formação profissional permanente de seus professores. Pretende discutir a condução do aprendizado, nos diferentes contextos e condições de trabalho das escolas brasileiras, de forma a responder às transformações sociais e culturais da sociedade contemporânea, levando em conta as leis e diretrizes que redirecionam a educação básica. Procura estabelecer um diálogo direto com professores e demais educadores que atuam na escola, reconhecendo seu papel central e insubstituível na condução e no aperfeiçoamento da educação básica. Sem pretensão normativa e de forma complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as orientações educacionais aqui apresentadas têm em vista a escola em sua totalidade, ainda que este volume se concentre nas disciplinas da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Buscando contribuir para a implementação das reformas educacionais, definidas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e regulamentadas por Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, a presente publicação tem como meta, entre seus objetivos centrais, facilitar a organização do trabalho da escola, em termos desta área de conhecimento. Para isso, explicita a articulação entre os conceitos estruturadores e as competências gerais que se desejam promover e apresenta um conjunto de sugestões que, coerentes com aquela articulação, propõe temas do ensino disciplinar na área. Além de abrir um diálogo sobre o projeto pedagógico escolar e de apoiar o professor das disciplinas em seu trabalho, o texto traz elementos para a continuidade da formação profissional docente na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | MEC | pt_BR |
dc.rights | restrict access | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Reformulação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ciência e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação - Parâmetros curriculares | pt_BR |
dc.title | Ciências humanas e suas tecnologias | pt_BR |
dc.type | book | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | MA - Livros - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.doc Restricted Access | 678,5 kB | Microsoft Word | View/Open | |
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.pdf Restricted Access | 1,38 MB | Adobe PDF | View/Open | |
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.htm Restricted Access | 1,37 MB | HTML | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.