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domínios. O primeiro é o domínio das imagens como representações visuais:
desenhos, gravuras, fotografias, etc., que são objetos materiais, signos que
representam o nosso meio ambiente visual. O segundo é o domínio imaterial
das imagens na nossa mente, que aparecem como visões, fantasias,
imaginações, esquemas, modelos ou, em geral, como representações mentais.
Estes domínios estão interligados e unificados no terceiro domínio que é o
signo ou representação. Para Piaget, na sua epistemologia genética (apud
Santaella p.30), a imagem mental é uma imagem interior, é um veículo do signo
que representa o objeto de referência externa. E a possibilidade da mente de
transformar o acontecimento externo numa imitação interiorizada,
denominando este aspecto de função semiótica.
As descrições pelos indivíduos nas suas respostas trouxeram
informações sobre os elementos que constituíram o seu ouvir narrativo,
composto de imagens provenientes do Concerto de Vivaldi: salão de baile,
trajes, instrumentos musicais, cadência, maneira de executá-los, paisagem
variada, pessoas, trem, ritmo, voo, revoada de pássaros, vento, primavera,
floresta, água, natureza, cristais. Estes elementos foram amplificados,
qualificados, especificados com: leveza, graça, doçura, apreensão, alegria,
especial, rapidez, variação, dinâmica, duelo, comunicação, harmonia,
dialogando, argumentando, velocidade, intensidades, comportamento,
renascença, renascer, sequências, brincando, confraternização.
Na obra “Sons da natureza” os elementos que descreveram a peça
foram: o gorjeio dos pássaros, rodas gigantes, multidão, viagem, ritmo
progressivo, sons, ruídos, assovios de pássaros, animais, natureza, sons da
natureza, instrumentos musicais leves, aves se alimentam à beira-mar, árvores,
floresta, água, ambiente místico, descobrimento, teclados com sons diferentes,
flauta, festa. Estes indícios vieram acompanhados de: atração, diversas idades,
participação, meio da multidão, entusiasmo, ritmo que translada, sons
confusos, não sei o que são, fontes de vida, interiorização, leveza, volta à
natureza, relaxamento, liberdade, paz, plantas em harmonia, linearidade,
tranquilidade, comunicação entre as aves, ambiente místico, misterioso, alegre,
descobrimento, meditação, evolução, imagem de festa. “A indeterminação
aparente da linguagem musical não é outra coisa senão a riqueza infinita de
determinações e de significações inumeráveis que estão adormecidas nela
mesma” (Jankélévitch apud Tragtenberg, 1999, p.90).