Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/895
Título: | A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino de química |
Autor(es): | Latini, Rose Mary Santos, Maria Bernadete Pinto dos Canesin, Fátima de Paiva Cotelo, Patrícia F. S |
Palavras-chave: | Ciência - Tecnologia - Sociedade Polímeros Ensino médio |
Data do documento: | 2013 |
Editor: | Revista Práxis |
Referência: | LATINI, Rose Mary; SANTOS, Maria Bernadete Pinto dos; CANESIN, Fátima de Paiva; COTELO, Patrícia F. S. A abordagem ciência-tecnologia-sociedade no ensino de química. Revista Práxis, ano 5, n. 10, dez. 2013. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho e relatar a inserção da abordagem do conteúdo de polímeros, no ensino-aprendizagem de Química, em uma turma de Ensino Médio de uma escola publica no estado do Rio de Janeiro e analisar tal abordagem com base nas categorias de ensino em CTS proposta por Aikenhead (1994). A observação participante foi o método de coleta de dados escolhido por ser a sala de aula o cenário de investigação. Os resultados apontam que embora a abordagem CTS tenha sido utilizada para organizar o conteúdo de Química e a sua sequencia o conteúdo CTS foi o foco da abordagem. E, embora a introdução deste tema possa favorecer o entendimento da relação entre ciência-tecnologia-sociedade, consideramos que para uma pratica mais dialógica e comprometida com a realidade cientifica, tecnológica e socioambiental são necessários novos posicionamentos de alunos e professores. |
URI: | https://ria.ufrn.br/123456789/895 |
ISSN: | 2176-9230 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LATINI. A abordagem cts ensino de qumica.pdf Acesso restrito | 197,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LATINI. A abordagem cts ensino de qumica.htm Acesso restrito | 96,29 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.