Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/600
Título: | O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular |
Autor(es): | Maciel, Karen de Fátima |
Palavras-chave: | Educação popular Freire, Paulo |
Data do documento: | Jul-2001 |
Editor: | Educação em perspectiva |
Referência: | MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em perspectiva. Viçosa, v. 2, n.2, p. 326-344, jul./dez. 2001. |
Abstract: | Este artigo investiga as principais contribuições do educador e militante Paulo Freire na história da Educação Popular no Brasil. Freire influencia diretamente o campo teórico-metodológico-epistemológico da Educação ao fomentar a questão política da educação. Pauta-se na cultura popular como elemento fundamental para emancipação da classe trabalhadora. Por entender as classes populares como detentoras de um saber não valorizado e excluídas do conhecimento historicamente acumulado pela sociedade, mostra-se, neste trabalho, a relevância de se construir uma educação a partir do conhecimento do povo e com o povo, provocando uma leitura da realidade na ótica do oprimido que ultrapassa as fronteiras das letras e se constitui nas relações históricas e sociais. Refletir-se-á sobre a importância do seu pensamento na construção de uma teoria pedagógica libertadora, que se faz primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/600 |
ISSN: | 2178-8359 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACIEL. O pensamento de Paulo Freireeee.pdf Acesso restrito | 378,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
MACIEL. O pensamento de Paulo Freireeee.htm Acesso restrito | 81,37 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
MACIEL. O pensamento de Paulo Freire.doc Acesso restrito | 76 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.