Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fuza, Ângela Francine | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-18T23:21:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-18T23:21:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | FUZA, Ângela Francine. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem e ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez., 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/564 | - |
dc.description.abstract | A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento social e histórico, o que ratifica seu caráter dinâmico no meio social. Sendo assim, ao considerar os paradigmas existentes em cada momento ideológico, é possível demarcá-los como: Subjetivismo Idealista, Objetivismo Abstrato e a concepção dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Desse modo, este artigo apresenta uma reflexão teórica, destacando os postulados a respeito das concepções de linguagem, demonstrando as concepções de leitura a elas atreladas, juntamente com atividades de livros didáticos que envolvem o trabalho com o ensino da língua materna. Essa reflexão, fruto de discussões do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br), evidencia que os paradigmas coexistem no contexto de estudos da linguagem e se inter-relacionam. | pt_BR |
dc.publisher | Linguagem e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e ensino | pt_BR |
dc.title | Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.publisher.other | Pelotas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.doc Acesso restrito | 90 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.pdf Acesso restrito | 366,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.htm Acesso restrito | 187,13 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.