Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/564
Título: | Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna |
Autor(es): | Fuza, Ângela Francine |
Palavras-chave: | Linguagem e ensino |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | Linguagem e ensino |
Referência: | FUZA, Ângela Francine. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem e ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 479-501, jul./dez., 2011. |
Abstract: | A linguagem é concebida de maneira diferente a cada momento social e histórico, o que ratifica seu caráter dinâmico no meio social. Sendo assim, ao considerar os paradigmas existentes em cada momento ideológico, é possível demarcá-los como: Subjetivismo Idealista, Objetivismo Abstrato e a concepção dialógica de linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin. Desse modo, este artigo apresenta uma reflexão teórica, destacando os postulados a respeito das concepções de linguagem, demonstrando as concepções de leitura a elas atreladas, juntamente com atividades de livros didáticos que envolvem o trabalho com o ensino da língua materna. Essa reflexão, fruto de discussões do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM-CNPq - www.escrita.uem.br), evidencia que os paradigmas coexistem no contexto de estudos da linguagem e se inter-relacionam. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/564 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.doc Acesso restrito | 90 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.pdf Acesso restrito | 366,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
FUZA. Concepcoes de linguagem e o ensino.htm Acesso restrito | 187,13 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.