Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/553
Título: | Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator |
Autor(es): | Biscaro, Barbara |
Palavras-chave: | Arte - Teoria vocal |
Data do documento: | 23-Jan-2011 |
Editor: | Revista do Centro de Artes da UDESC |
Referência: | BISCARO, Barbara. Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator. Revista do Centro de Artes da UDESC, Santa Catarina, n. 8, p. 33-46, ago. 2010 a jul. 2011. |
Abstract: | Este artigo é fruto de um estudo que se dedica a compreender os princípios da conexão corpo-voz no trabalho do artista cênico (ator, cantor, dançarino, performer). Partindo do canto e da dança como chaves de compreensão do movimento corporal e vocal, este estudo aponta para a construção de uma prática que exercite as dimensões corporais e vocais do ator conjuntamente, levando em consideração para isso princípios como a ação física, tonicidade, trabalho psicofísico, apoio respiratório, esforço e oposições, entre outros. O objetivo é compreender princípios desenvolvidos em diferentes abordagens do corpo e da voz no treinamento do ator que podem ser utilizados em um trabalho que tenha a perspectiva da integração corpo-voz como foco da criação de materiais cênicos para o teatro. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/553 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BISCARO. Principios da conexao corpo.doc Acesso restrito | 103 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
BISCARO. Principios da conexao corpo.htm Acesso restrito | 323,28 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
BISCARO. Principios da conexao corpo.pdf Acesso restrito | 317,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.