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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Sevemar Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-30T17:59:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-30T17:59:28Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Sevemar Rodrigues. Ditadura militar: o ensino de história frente às disputas de narrativas e memórias. 2024. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa Pós-Graduação em Ensino de História, Natal, RN, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3266 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda as disputas de memória e narrativas em torno da Ditadura Militar. Por ser uma história recente, está suscetível a negacionismos e relativismos. Esse debate ganhou espaço com o crescimento de uma “nova direita”, essencialmente a partir dos protestos de junho de 2013 no Brasil e por causa dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões da Verdade em todo o país. As falas que negam ou relativizam a ditadura ganharam nas mídias sociais o veículo para atingir um maior número de pessoas, ecoando no espaço escolar. Para desenvolver a criticidade dos estudantes diante das fontes, propusemos um trabalho em ensino de história, inserido no campo da história do tempo presente. Para analisá-las, utilizamos o recurso da memória, ancorado no conceito de memória coletiva e na teoria da Análise do Discurso. O tema foi abordado na espacialidade da História Local, mas em diálogo com uma história mais “universal” do país. Foram analisados relatos orais, somados a documentos oficiais e à pesquisa bibliográfica para a concepção do produto: um caderno de atividades, que dialoga com um material audiovisual disponível no espaço virtual, em uma página no Google Sites. As narrativas e memórias dos perseguidos foram acessadas pelo site do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular do Rio Grande do Norte (CDHMP-RN), pelos canais do Youtube TV DHnet e Roberto Monte e através dos relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão da Verdade da UFRN (CV-UFRN). As dos militares e dos que relativizam ou negam a ditadura, foram analisados por meio do projeto de história oral do Exército, 31 de março - o movimento revolucionário e sua história e em vídeos publicados por canais de direita na plataforma do YoutubE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFRN | pt_BR |
dc.subject | Ditadura Militar no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Disputa de Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Ditadura militar : o ensino de história frente às disputas de narrativas e memórias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Trabalhos Acadêmicos - História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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