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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3245
Título: | Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos |
Título(s) alternativo(s): | Educação e exclusão : abordagens socioantopológicas em educação especial |
Autor(es): | Skliar, Carlos |
Palavras-chave: | Modelo clínico-terapêutico identidade surda |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Mediação |
Referência: | SKLIAR, Carlos. Carlos Skliar. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos In: SKLIAR, Carlos. Educação e Exclusão: abordagens socio-antopológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 72-105. |
Abstract: | O capítulo critica o modelo clínico-terapêutico da surdez, que reduz a educação a métodos oralistas, proibindo línguas de sinais e marginalizando a cultura surda. Esse enfoque, reforçado pelo Congresso de Milão (1880), prioriza a "cura" da surdez, gerando fracasso escolar e crises identitárias. Defende-se uma perspectiva sócio-antropológica, valorizando a Libras e o bilinguismo, que reconhece os surdos como minoria linguística e cultural, promovendo sua autonomia e integração sem apagar sua identidade. A psicologia tradicional, ao patologizar a surdez, ignora a riqueza cultural surda, enquanto a educação inclusiva exige ruptura com preconceitos e adoção de práticas que respeitem a diversidade. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3245 |
ISBN: | 9788587063229 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação Inclusiva |
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