Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Maria Estela Araújo-
dc.date.accessioned2024-09-05T20:09:09Z-
dc.date.available2024-09-05T20:09:09Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationFERNANDES, Maria Estrela Araújo. Avaliação institucional da escola: base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.pt_BR
dc.identifier.isbn9788575291078-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2957-
dc.description.abstractAborda dois tipos principais de avaliação no contexto educacional: a Avaliação da Aprendizagem e a Avaliação Institucional. A Avaliação da Aprendizagem foca no desempenho dos alunos e no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizada principalmente pelos professores e de forma unilateral. Em contraste, a Avaliação Institucional avalia a escola ou o sistema educacional como um todo, envolvendo todos os participantes (avaliadores e avaliados) de maneira multidirecional. Essa avaliação abrange diagnósticos, orientações e registros de resultados em uma perspectiva mais ampla (diagnóstica, processual e de resultados), e inclui os resultados da Avaliação da Aprendizagem para obter uma visão completa. Para o envolvimento da comunidade escolar na Avaliação Institucional, são sugeridas estratégias como o aproveitamento de colegiados existentes (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais, etc.) ou a criação de novos grupos representativos. A participação ativa desses grupos é fundamental para a articulação e sucesso do processo avaliativo, devendo a escola adaptar suas estratégias conforme suas necessidades específicas e revisar continuamente sua eficáciapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições Demócrito Rochapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAvaliação institucional da escola : base teórica e construção do projetopt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.