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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2936
Título: | (Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio : as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber' |
Título(s) alternativo(s): | Política educacional e dilemas do ensino em tempos de crise |
Autor(es): | Lino, Lucília Augusta |
Palavras-chave: | Política educacional Reformas educacionais Direitos e emancipação |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Livraria da Física |
Referência: | LINO, Lucília Augusta. (Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio: as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber'. In: SARTÓRIO, Lucia Aparecida Valadares; LINO, Lucília Augusta; SOUZA, Nádia Maria Pereira de. (Org.). Política educacional e dilemas do ensino em tempos de crise. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 21-51. |
Abstract: | organizado de forma a aliar diferentes abordagens acerca das questões educacionais que marcam o tempo presente, o livro política Educacional e Dilemas do Ensino em tempo de Crise ao mesmo tempo cumpre uma função acadêmica importante e uma tarefa política essencial. Com rigor acadêmico, mas ao mesmo tempo apresentado forte compromisso político com o alargamento de direitos e com a emancipação humana, ele analisa as (contra) reformas educacionais em curso e como se organiza a profissão docente e a formação de professores em nosso país. Por exemplo, de forma crítica, aborda as questões curriculares presentes na reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular, políticas que hoje impactam todos aqueles que trabalham e estudam nas escolas brasileiras e que só foram implementadas (com a forma que estão) em função do recrudescimento das forças de direita, nos últimos anos. È reconfortante vermos reunidos tantos pesquisadores que compartilham a idéia que o trabalho acadêmico é também uma forma de luta, desenvolvendo análises aprofundadas e não maniqueístas sobre a conjuntura educacional. O governo temer - no campo da educação, mas não só nele - tem apresentado inúmeras iniciativas marcadas por perspectivas tanto neoliberais quanto conservadores. Entende-las, conhecer seus fundamentos e suas possíveis consequências, superando o que é propalado pela massiva propaganda governamental, é o primeiro passo para podermos confrontá-las naquilo que elas têm de perverso. O presente livro nos ajuda nesta tarefa, constituindo-se num bom exemplo de que a ação militante pode e deve ter qualidade técnica. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2936 |
ISBN: | 9788578615222 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
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