Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lino, Lucília Augusta | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T19:18:53Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T19:18:53Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LINO, Lucília Augusta. (Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio: as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber'. In: SARTÓRIO, Lucia Aparecida Valadares; LINO, Lucília Augusta; SOUZA, Nádia Maria Pereira de. (Org.). Política educacional e dilemas do ensino em tempos de crise. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 21-51. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788578615222 | - |
dc.identifier.uri | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2936 | - |
dc.description.abstract | organizado de forma a aliar diferentes abordagens acerca das questões educacionais que marcam o tempo presente, o livro política Educacional e Dilemas do Ensino em tempo de Crise ao mesmo tempo cumpre uma função acadêmica importante e uma tarefa política essencial. Com rigor acadêmico, mas ao mesmo tempo apresentado forte compromisso político com o alargamento de direitos e com a emancipação humana, ele analisa as (contra) reformas educacionais em curso e como se organiza a profissão docente e a formação de professores em nosso país. Por exemplo, de forma crítica, aborda as questões curriculares presentes na reforma do Ensino Médio e na Base Nacional Comum Curricular, políticas que hoje impactam todos aqueles que trabalham e estudam nas escolas brasileiras e que só foram implementadas (com a forma que estão) em função do recrudescimento das forças de direita, nos últimos anos. È reconfortante vermos reunidos tantos pesquisadores que compartilham a idéia que o trabalho acadêmico é também uma forma de luta, desenvolvendo análises aprofundadas e não maniqueístas sobre a conjuntura educacional. O governo temer - no campo da educação, mas não só nele - tem apresentado inúmeras iniciativas marcadas por perspectivas tanto neoliberais quanto conservadores. Entende-las, conhecer seus fundamentos e suas possíveis consequências, superando o que é propalado pela massiva propaganda governamental, é o primeiro passo para podermos confrontá-las naquilo que elas têm de perverso. O presente livro nos ajuda nesta tarefa, constituindo-se num bom exemplo de que a ação militante pode e deve ter qualidade técnica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Livraria da Física | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Reformas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Direitos e emancipação | pt_BR |
dc.title | (Des)profissionalização e desqualificação na reforma do Ensino Médio : as ameaças da 'flexibilização' e do 'notório saber' | pt_BR |
dc.title.alternative | Política educacional e dilemas do ensino em tempos de crise | pt_BR |
dc.type | Book chapter | pt_BR |
dc.publisher.other | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LINO. (des)profissionalizacao. p. 21-51. Acessível.doc Acesso restrito | 89,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
LINO. (des)profissionalizacao. p. 21-51. Acessível.htm Acesso restrito | 146,15 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
LINO. (des)profissionalizacao. p. 21-51. Acessível.pdf Acesso restrito | 555,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.