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Título: Desafio educacional brasileiro e ofensiva : ultraconservadora do capital
Autor(es): Lima, Kátia
Palavras-chave: Ensino - Universidades
Educação superior
Universidade brasileira
Data do documento: 2019
Editor: Universidade e Sociedade, Edição Especial América Latina
Referência: LIMA, Kátia. Desafio educacional brasileiro e ofensiva: ultraconservadora do capital. Universidade e Sociedade, Edição Especial América Latina, p.8-39, out. 2019.
Abstract: O artigo tem como objetivo apresentar um panorama da educação superior brasileira nas duas primeiras décadas do novo século, abordando as principais orientações políticas do Estado para este nível de ensino e examinando os dilemas e desafios da universidade pública no capitalis¬mo dependente, especialmente em um contexto de ofensiva do capital. Dialogando com a obra de Florestan Fernandes, problematiza como os padrões dependentes de desenvolvimento e de educa¬ção são redefinidos no curso da história, mas de tal modo que a posição heteronômica do país na economia mundial mantém-se constante. O exame das principais ações conduzidas pela ofensiva reacionária da burguesia brasileira na atualidade evidencia que está em curso uma nova fase da histórica dualidade educacional e da mercantilização da educação superior, resultando em novos desafios políticos e educacionais para os que lutam pela educação pública no país
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2843
ISSN: 15171779
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