Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158
Título: Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem
Autor(es): Silveira, Rosemery do Nascimento
Nunes, Ana Ignes Belém Lima
Palavras-chave: Ensino aprendizagem
Psicanálise
Educação
Data do documento: 1-Fev-2013
Editor: Liber Livro
Referência: NUNES, Ana Ignes Belém Lima; SILVEIRA, Rosemery do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem. In:_____. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009. p.51-66.
Abstract: A Psicanálise não é uma teoria da aprendizagem, mas traz elementos importantes para a reflexão sobre a subjetividade humana na sua relação com aspectos do aprender. Apresentamos as idéias centrais de seu criador Sigmund Freud destacando sua concepção de sujeito, o conceito de inconsciente, situando as fases do desenvolvimento psicossexual. Psicanalistas contemporâneos discutem a relação entre Psicanálise e Educação, especialmente, a partir dos processos inconscientes implicados na relação aluno, professor e conhecimento, e dos conceitos de transferência, contratransferência e desejo.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158
ISBN: 8598843784
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.pdf
Acesso restrito
296,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.htm
Acesso restrito
141,65 kBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.