Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158
Título: | Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem |
Autor(es): | Silveira, Rosemery do Nascimento Nunes, Ana Ignes Belém Lima |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem Psicanálise Educação |
Data do documento: | 1-Fev-2013 |
Editor: | Liber Livro |
Referência: | NUNES, Ana Ignes Belém Lima; SILVEIRA, Rosemery do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino aprendizagem. In:_____. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2009. p.51-66. |
Abstract: | A Psicanálise não é uma teoria da aprendizagem, mas traz elementos importantes para a reflexão sobre a subjetividade humana na sua relação com aspectos do aprender. Apresentamos as idéias centrais de seu criador Sigmund Freud destacando sua concepção de sujeito, o conceito de inconsciente, situando as fases do desenvolvimento psicossexual. Psicanalistas contemporâneos discutem a relação entre Psicanálise e Educação, especialmente, a partir dos processos inconscientes implicados na relação aluno, professor e conhecimento, e dos conceitos de transferência, contratransferência e desejo. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/158 |
ISBN: | 8598843784 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.pdf Acesso restrito | 296,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
NUNES. Psicanálise e contextos de ensino. cap. 2. p. 51-66.htm Acesso restrito | 141,65 kB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.