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dc.contributor.authorSkliar, Carlos-
dc.date.accessioned2025-04-01T00:12:28Z-
dc.date.available2025-04-01T00:12:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSKLIAR, Carlos. Carlos Skliar. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos In: SKLIAR, Carlos. Educação e Exclusão: abordagens socio-antopológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 72-105.pt_BR
dc.identifier.isbn9788587063229-
dc.identifier.urihttps://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3245-
dc.description.abstractO capítulo critica o modelo clínico-terapêutico da surdez, que reduz a educação a métodos oralistas, proibindo línguas de sinais e marginalizando a cultura surda. Esse enfoque, reforçado pelo Congresso de Milão (1880), prioriza a "cura" da surdez, gerando fracasso escolar e crises identitárias. Defende-se uma perspectiva sócio-antropológica, valorizando a Libras e o bilinguismo, que reconhece os surdos como minoria linguística e cultural, promovendo sua autonomia e integração sem apagar sua identidade. A psicologia tradicional, ao patologizar a surdez, ignora a riqueza cultural surda, enquanto a educação inclusiva exige ruptura com preconceitos e adoção de práticas que respeitem a diversidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMediaçãopt_BR
dc.subjectModelo clínico-terapêuticopt_BR
dc.subjectidentidade surdapt_BR
dc.titleUma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdospt_BR
dc.title.alternativeEducação e exclusão : abordagens socioantopológicas em educação especialpt_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
dc.publisher.otherBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Educação Inclusiva



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