Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3245| Título: | Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos |
| Título(s) alternativo(s): | Educação e exclusão : abordagens socioantopológicas em educação especial |
| Autor(es): | Skliar, Carlos |
| Palavras-chave: | Modelo clínico-terapêutico identidade surda |
| Data do documento: | 2010 |
| Editor: | Mediação |
| Referência: | SKLIAR, Carlos. Carlos Skliar. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos In: SKLIAR, Carlos. Educação e Exclusão: abordagens socio-antopológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 72-105. |
| Abstract: | O capítulo critica o modelo clínico-terapêutico da surdez, que reduz a educação a métodos oralistas, proibindo línguas de sinais e marginalizando a cultura surda. Esse enfoque, reforçado pelo Congresso de Milão (1880), prioriza a "cura" da surdez, gerando fracasso escolar e crises identitárias. Defende-se uma perspectiva sócio-antropológica, valorizando a Libras e o bilinguismo, que reconhece os surdos como minoria linguística e cultural, promovendo sua autonomia e integração sem apagar sua identidade. A psicologia tradicional, ao patologizar a surdez, ignora a riqueza cultural surda, enquanto a educação inclusiva exige ruptura com preconceitos e adoção de práticas que respeitem a diversidade. |
| URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3245 |
| ISBN: | 9788587063229 |
| Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação Inclusiva |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 72-105. Acessível.doc Acesso restrito | 392 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 72-105. Acessível.htm Acesso restrito | 241,66 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 72-105. Acessível.pdf Acesso restrito | 671,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

