Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155| Título: | Uma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos |
| Título(s) alternativo(s): | Educação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especial |
| Autor(es): | Skliar, Carlos |
| Palavras-chave: | Línguas de sinais Educação |
| Data do documento: | 2010 |
| Editor: | Mediação |
| Referência: | SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105. |
| Abstract: | Este capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez. |
| URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155 |
| ISBN: | 8599091018 |
| Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.doc Acesso restrito | 391 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.htm Acesso restrito | 234,81 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
| SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.pdf Acesso restrito | 667,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

