Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155
Título: | Uma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos |
Título(s) alternativo(s): | Educação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especial |
Autor(es): | Skliar, Carlos |
Palavras-chave: | Línguas de sinais Educação |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Mediação |
Referência: | SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105. |
Abstract: | Este capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155 |
ISBN: | 8599091018 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.doc Acesso restrito | 391 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.htm Acesso restrito | 234,81 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
SKLIAR. Uma perspectiva sócio-histórica. p. 73-105. Acessível.pdf Acesso restrito | 667,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.