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Título: Uma perspectiva sócio - histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos
Título(s) alternativo(s): Educação e exclusão : abordagens socioantropológicas em educação especial
Autor(es): Skliar, Carlos
Palavras-chave: Línguas de sinais
Educação
Data do documento: 2010
Editor: Mediação
Referência: SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010. p. 73-105.
Abstract: Este capitulo aborda a surdez como um problema mais pela parte dos ouvintes do que pelas pessoas surdas. Relata suas experiências com crianças surdas, destacando erros de interpretação devido à falta de conhecimento sobre a língua de sinais. A história da surdez é marcada por uma visão clínico-terapêutica, que priorizou a oralidade e marginalizou a língua de sinais, impondo preconceitos e limitações aos surdos. Skliar critica essa abordagem e defende um modelo socioantropológico de compreensão da surdez.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3155
ISBN: 8599091018
Aparece nas coleções:MA - Capítulos de Livros - Educação



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