Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196
Título: | Ciências humanas e suas tecnologias |
Autor(es): | Brasil, Ministério da Educação e do Desporto |
Palavras-chave: | Ensino médio - Reformulação Educação - Ciência e tecnologia Educação - Parâmetros curriculares |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | MEC |
Referência: | Brasil. Ministério da Educação. Ciências humanas e suas tecnologias. In:______. PCN+Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros Curriculares Nacionais. Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf >. Acesso em: 13 maio 2014. |
Abstract: | Este texto é dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica e pela formação profissional permanente de seus professores. Pretende discutir a condução do aprendizado, nos diferentes contextos e condições de trabalho das escolas brasileiras, de forma a responder às transformações sociais e culturais da sociedade contemporânea, levando em conta as leis e diretrizes que redirecionam a educação básica. Procura estabelecer um diálogo direto com professores e demais educadores que atuam na escola, reconhecendo seu papel central e insubstituível na condução e no aperfeiçoamento da educação básica. Sem pretensão normativa e de forma complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as orientações educacionais aqui apresentadas têm em vista a escola em sua totalidade, ainda que este volume se concentre nas disciplinas da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Buscando contribuir para a implementação das reformas educacionais, definidas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e regulamentadas por Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, a presente publicação tem como meta, entre seus objetivos centrais, facilitar a organização do trabalho da escola, em termos desta área de conhecimento. Para isso, explicita a articulação entre os conceitos estruturadores e as competências gerais que se desejam promover e apresenta um conjunto de sugestões que, coerentes com aquela articulação, propõe temas do ensino disciplinar na área. Além de abrir um diálogo sobre o projeto pedagógico escolar e de apoiar o professor das disciplinas em seu trabalho, o texto traz elementos para a continuidade da formação profissional docente na escola. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196 |
Aparece nas coleções: | MA - Livros - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.doc Acesso restrito | 678,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.pdf Acesso restrito | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.htm Acesso restrito | 1,37 MB | HTML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.