Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196
Título: Ciências humanas e suas tecnologias
Autor(es): Brasil, Ministério da Educação e do Desporto
Palavras-chave: Ensino médio - Reformulação
Educação - Ciência e tecnologia
Educação - Parâmetros curriculares
Data do documento: 2014
Editor: MEC
Referência: Brasil. Ministério da Educação. Ciências humanas e suas tecnologias. In:______. PCN+Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros Curriculares Nacionais. Disponivel em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf >. Acesso em: 13 maio 2014.
Abstract: Este texto é dirigido ao professor, ao coordenador ou dirigente escolar do ensino médio e aos responsáveis pelas redes de educação básica e pela formação profissional permanente de seus professores. Pretende discutir a condução do aprendizado, nos diferentes contextos e condições de trabalho das escolas brasileiras, de forma a responder às transformações sociais e culturais da sociedade contemporânea, levando em conta as leis e diretrizes que redirecionam a educação básica. Procura estabelecer um diálogo direto com professores e demais educadores que atuam na escola, reconhecendo seu papel central e insubstituível na condução e no aperfeiçoamento da educação básica. Sem pretensão normativa e de forma complementar aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as orientações educacionais aqui apresentadas têm em vista a escola em sua totalidade, ainda que este volume se concentre nas disciplinas da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Buscando contribuir para a implementação das reformas educacionais, definidas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e regulamentadas por Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, a presente publicação tem como meta, entre seus objetivos centrais, facilitar a organização do trabalho da escola, em termos desta área de conhecimento. Para isso, explicita a articulação entre os conceitos estruturadores e as competências gerais que se desejam promover e apresenta um conjunto de sugestões que, coerentes com aquela articulação, propõe temas do ensino disciplinar na área. Além de abrir um diálogo sobre o projeto pedagógico escolar e de apoiar o professor das disciplinas em seu trabalho, o texto traz elementos para a continuidade da formação profissional docente na escola.
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/196
Aparece nas coleções:MA - Livros - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.doc
Acesso restrito
678,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.pdf
Acesso restrito
1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2014Liv_Ciências Humanas e suas Tecnologias _Brasil. MEC.htm
Acesso restrito
1,37 MBHTMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.