Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2420
Título: Psicologia e suas : problematizando a atuação da(o) psicóloga(o) no cras
Autor(es): Santos, Paulo Henrique Ribeiro
Palavras-chave: Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Políticas públicas - Assistência social
Psicologia
Psicologia social comunitária
Data do documento: 2016
Editor: Puc Minas
Referência: SANTOS, Paulo Henrique Ribeiro. Psicologia e suas: problematizando a atuação da(o) psicóloga(o) no cras. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas. v. 1, n. 2, jul./dez. 2016.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo discutir e sistematizar o processo de inserção da psicologia no contexto dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), bem como os aspectos éticos e políticos envolvidos neste movimento. Buscou-se identificar os desafios e as possíveis contribuições das práticas psicológicas neste contexto. Foram analisados os aspectos e transformações históricas, políticas e sócio-econômicas envolvidas no processo de ampliação da atuação da(o) psicóloga(o), e as implicações de uma prática pautada no modelo clínico de atendimento. A inserção do psicólogo nos CRAS caracteriza uma grande transformação de seus campos de atuação, desde a regulamentação da profissão no ano de 1962. Por meio da análise de conteúdo, investigou-se ainda quais práticas da psicologia no CRAS, têm sido problematizadas por produções científicas a partir do ano de 2004. Embasado na Psicologia Social Comunitária, que demonstrou ser um importante eixo teórico para a atuação do psicólogo em contextos de vulnerabilidade e riscos sociais, que fogem ao modelo tradicional de consultório, observamos que ao entrar na comunidade, o psicólogo deve estar ciente que lidará com um sujeito concreto e integral, inserido numa realidade sócio-histórica-cultural, cujo sofrimento psíquico advém de outros atravessamentos que não unicamente da dimensão subjetiva
URI: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2420
ISSN: 2448-0738
Aparece nas coleções:MA - Artigo de Revista - Psicologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.